Linha do tempo do coLAB-i

#20252025

Atuação em projetos de participação cidadã 

Em 2025, o coLAB-i atua para consolidar a inovação como parte da estratégia institucional do TCU. A estruturação do ecossistema interno, o estímulo à participação cidadã em projetos de fiscalização e a promoção de oficinas práticas com servidores têm como objetivo comum criar um ambiente mais colaborativo, responsivo e conectado com os desafios da sociedade. 

20242024

Implementação de Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI)

Apoio ao Projeto de Auditoria onde projeto propõe um mecanismo ativo de comunicação entre o TCU e cidadãos, utilizando o nome “EuFiscalizo” para fortalecer o controle social. O TCU poderia iniciar contatos com grupos selecionados de cidadãos como técnicos e perito; tal uso ampliaria a participação cidadã e superaria a passividade das ouvidorias. A proposta tem apoio do coLAB-i para desenvolvimento e legitimação.

20232023

Fevereiro de 2023:

O Laboratório de Inovação do TCU (coLAB-i) foi homenageado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por sua contribuição à estruturação da primeira contratação por encomenda tecnológica na instituição.

Diploma AEB

Novembro de 2023:

A Plataforma CPIN ganhou o Prêmio Reconhe-Ser 2023, concedido pelo TCU para reconhecer projetos que geram impacto para a gestão pública ou a sociedade, conduzidos por servidores do TCU.

trabalho

2019-20202021-2022

Março de 2022:

Estruturação e aprovação do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI). fruto de acordo de cooperação entre o MCTI e o TCU, sendo o objetivo de apoiar gestores públicos na contratação de soluções inovadoras. Lançamento da Jornada do Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), fruto de acordo de cooperação entre o coLAB-i e o Instituto Tellus, com o objetivo de apoiar gestores públicos na contratação de soluções inovadoras.

Junho de 2022:

Assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério da Economia, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o TCU para o desenvolvimento da Plataforma de Compras Públicas para Inovação (CPIN). Plataforma CPIN

Plataforma CPIN

Novembro 2022:

Lançamento oficial da Plataforma CPIN, a primeira plataforma brasileira dedicada exclusivamente às compras públicas para inovação, oferecendo recursos como a Jornada de Contratação Pública para Inovação (CPI) e possibilitando a consulta à matriz de análise dos instrumentos de contratação. Matéria no TCU sobre o lançamento da CPIN e Matéria sobre lançamento da CPIN com o ministério da economia.

2019-20202019-2020

Parcerias Estratégicas e Publicações sobre Encomendas Tecnológicas (ETEC)

2019

Início de parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) para capacitações por Encomenda Tecnológica (ETEC).

Março de 2020:

Publicação dos primeiros documentos orientativos sobre ETEC, sob coordenação do coLAB-i, visando divulgar boas práticas em contratações por ETEC.

Dezembro de 2020:

Lançamento de publicação focada na etapa de negociação com potenciais fornecedores em processos de ETEC.

2018-20192018-2019

Início das Atividades e Projetos em Inovação

2018-2019

O coLAB-i iniciou suas atividades promovendo grupos de estudo em Deep Learning e Processamento de Linguagem Natural (PLN), com destaque para o projeto ReclANAC, que visa automatizar a classificação de reclamações de usuários do transporte aéreo civil brasileiro.

Setembro de 2019:

Participação na 5ª edição do Seminário sobre Análise de Dados na Administração Pública, realizado em Brasília, promovendo o compartilhamento de experiências sobre estas práticas relacionadas ao uso de técnicas de análise e mineração de dados. Vídeo da 5ª Seminário Internacional sobre Análise de Dados na Administração Pública

2015-20182015-2018

Inovação aplicada ao controle

Criado em 2015, era um laboratório de inovação no mundo dedicado ao controle externo. Entre 2015 e 2018, atuou como núcleo de pesquisa e desenvolvimento, apoiando projetos estruturantes como a remodelagem do planejamento estratégico, uso de geotecnologia em auditorias de infraestrutura.

A disseminação do uso de dados em auditorias e o desenvolvimento de novos métodos para seleção de objetos de auditoria. Com foco na inovação dentro do TCU, fortaleceu a cultura de experimentação e melhoria contínua, sempre alinhado à missão institucional de gerar valor para a sociedade.